Brisas de Fé que se Transformaram em Furacões de Louvor e Adoração ao Senhor
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Rios de Água Viva
Primeiro, o convite de Jesus. O convite de Jesus é dirigido a todos, indistintamente. Ricos e pobres, doutores e analfabetos, religiosos e ateus, jovens e velhos, homens e mulheres, todos são comtemplados pelo convite de Jesus. Outrossim, o convite de Jesus é para um relacionamento pessoal com ele. Jesus deixa claro que ele mesmo é a fonte das águas vivas. Fora dele não há vida abundante. Nenhuma experiência mística pode nos colocar em sintonia com Deus, só Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Também o convite de Jesus é para uma relação experimental com ele. Jesus não convida apenas para conhecer a água a nível intelectual, mas para beber da água. Somente quando bebemos a água, podemos mitigar a nossa sede. Não basta conhecer sobre Jesus, é preciso conhecer a Jesus. É preciso crer, confiar e experimentar pela fé a entronização de Jesus pressupõe uma consciência profunda de carência espiritual. Só os sedentos buscam beber dessa água da vida. Aqueles que se julgam justos diante de Deus pelas suas obras, méritos e religiosidade estão fartos e jamais buscarão dessedentar-se nessa bendita fonte. Jesus não veio salvar aqueles que se julgam bons, mas ele veio buscar e salvar o perdido; como médico, ele não veio para os sãos, mas para os doentes. Finalmente, o convite de Jesus é condicional. Jesus diz "se alguém...". A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. O homem, embora incapaz, impotente e morto em seus delitos e pecados, é ordenado a se arrepender, a crer e a beber da água da vida. O mesmo Deus que ordena o homem a crer, concede-lhe o dom da fé.
Segundo, a promessa de Jesus. O Senhor afirmou, "quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água fluirão do seu interior." Há algumas verdades aqui que precisam ser aclaradas.
a) Jesus está falando que devemos crer nele não segundo nosso próprio entendimento, ou segundo as tradições da igreja, ou segundo o ensino dos homens, mas devemos crer nele segundo a Escritura.
b) Jesus promete um vida dinânica. Ele não fala de uma cacimba, de um poço de águas paradas e cheias de lodo. Com Cristo teremos vida nova que flui como um rio de água viva do trono de Deus.
c) Jesus fala de vida limpa. Quando a água fica estagnada junta-se lodo e lama, mas a vida que ele oferece não é de água morta, mas rios de água viva.
d) Jesus promete vida abundante. São rios e não filetes ou gotas de água. É vida superlativa e superabundante. Onde os rios de Deus fluem há verdor, fruto, fartura e riqueza. A vida que Jesus nos dá flui em bênçãos para aqueles que estão ao nosso redor.
Minha expectativa é que você receba com grande alegria o convite de Jesus e tome posse da Sua promessa. Corra hoje mesmo para a fonte das águas vivas. Em Jesus, e só nele, há vida, perdão e salvação para você. Todas as outras fontes são rotas, mas Jesus oferece a você o supremo dom da vida eterna. Beba dessa água e você nunca mais terá sede !
Fonte: Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso me Libertar da Culpa e da Condenação, Oro
"Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte." Romanos 8:2
Quem Beber Desta Água Voltará a Ter Sede
O pecado provoca sede, muita sede. As taças dos prazeres oferecidas no banquete do pecado não podem saciar sua alma. Ao contrário, despertarão dentro de você uma sede ainda mais radical. Jesus estava passando pela aldeia de Samaria. Ele tinha um encontro marcado na agenda do céu com a mulher samaritana. Ela tivera cinco maridos. Depois de passar por cinco divórcios, estava morando agora com um amante, um homem que não era seu marido. Jesus pede-lhe de beber no poço de Sicar. Ele responde: "Como tu pedes de beber a mim, mulher samaritana, sendo tu judeu ?". Jesus lhe disse: "Ah, mulher, se conheceras o dom de Deus e quem é que te pede de beber, tu me pedirias e eu te daria água da vida". Jesus disse ainda: "Quem beber dessa água do poço voltará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre". A água do poço é símbolo do pecado. Não satisfaz. A pessoa sorve até a última gota, mas a sequidão continua e a sede da alma não é saciada. Só Jesus satisfaz, pois ele é a água da vida. Nele, e só nele, você pode ter vida plena, abundante, feliz e eterna !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Herandes Dias Lopes
quinta-feira, 29 de setembro de 2011
Por Que Jesus é Tão Radical ?
Eu entendi perfeitamente a indignação do rapaz. Ele estava totalmente influenciado pela maneira de ser de nossa época. Hoje, pouca gente acredita que exista o certo e o errado, que existam verdades absolutas e finais. O pensamento de nossa época é que a verdade é relativa, o certo é relativo, e que cada pessoa enxerga a vida de maneira diferente. Nesse quadro, uma pessoa como Jesus, que se declarou como o único caminho, a verdade e a vida, sai mal na fita como líder religioso. Ele realmente parece radical, intransigente e arrogante.
Mas, a mesma Bíblia que registrou as palavras e as ações radicais de Jesus declara que Jesus não é uma pessoa comum, mas o próprio Deus em forma humana. E que ele veio a este mundo para salvar as pessoas da culpa e da condenação de seus erros, faltas e desvios. Diante da singularidade da pessoa de Jesus, é justo e próprio que ele se declare como o único caminho, a verdade e a vida. O radicalismo de Jesus fica perfeitamente explicado quando acreditamos que ele é o Filho de Deus, o Salvador do mundo. A situação radical da humanidade exigia uma solução radical da parte de Deus. As pessoas se meteram radicalmente em suas próprias vidas, deixaram Deus para trás, inventaram outros deuses e dedicaram suas vidas a procurar seus prazeres. Se distanciaram radicalmente de Deus e se afundaram em si mesmas, a tal ponto, que não sabem mais o caminho de volta para Deus, e na verdade, nem mesmo desejam voltar a Deus.
A solução radical de Deus foi se tornar um de nós e vir ao mundo na pessoa de Jesus nos mostrar nossos erros e ensinar o caminho de volta. Mais ainda, ele veio abrir o caminho de volta. Ao morrer na cruz, Jesus estava sofrendo o castigo que nossos erros, nossa incredulidade e nossa indiferença merecem. Uma vez que a culpa foi paga, está aberto o caminho de volta, caminho que é a própria carne e sangue de Jesus. Não admira que ele tenha sido tão radical ao afirmar que somente através dele as pessoas podem ir a Deus.
Somente um Salvador radical pode livrar você da situação radical em que você realmente se encontra. O pecado traz consequências graves. Além de nos separar de Deus, cega nosssos olhos e nos faz acreditar que não há nada demais em mentir, ser sexualmente imoral, enganar as pessoas, falar mal delas, tirar o que é dos outros e viver com o coração cheio de rancor e mágoa.
Não há soluções meia-boca para nosso caso, como pecadores - somente Jesus Cristo pode de fato nos livrar da culpa e das consequências dos nossos erros. Receba-o pela fé como seu único e suficiente Salvador.
Fonte: Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio - Rev. Augustus Nicodemus Lopes
Quando Preciso Ser Salvo da Tribulação, Oro
"Porque eu, o SENHOR, teu Deus, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo." Isaías 41:13
Não Há Causa Perdida Para Jesus
Não há lata de lixo no reino de Deus. Não há vida irrecuperável para Deus. Não há casos perdidos para Jesus. Ele liberta os encarcerados, levanta os prostados e restaura os caídos. Jesus chega à noite, depois de uma tempestade, num cemitério, na terra de Gadara. Ali, entre os túmulos, um homem possesso de uma legião de demônios, nu, se feria com pedras, furioso, gritando sem parar, causando espanto por quem passava pela região. Esse homem já tinha sido enjeitado pela família e abandonado pela sociedade. Até mesmo quando era algemado, quebrava as algemas. Era humanamente um caso perdido, um pária da sociedade, um aborto vivo. Mas, Jesus foi ao encontro desse homem. Jesus o libertou. Jesus o salvou. Jesus o enviou de volta à casa e ao seu povo como um missionário. Ele deveria contar para os seus quantas coisas Jesus havia feito por ele. Não há vida irrecuperável para Deus. Não há causa perdida quando colocada aos pés de Jesus. Ele também pode libertar você, perdoar você, salvar você e usar poderosamente a sua vida.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
quarta-feira, 28 de setembro de 2011
Quando Preciso Me Sentir Mais Perto de Deus, Oro
"Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque sua misericórdia dura para sempre." Salmos 118:1
A Poderosa Voz de Deus
A voz de Deus é irresistível. O universo inteiro a escuta e obedece. A voz de Deus é poderosa, faz tremer o deserto, despede chamas de fogo. A voz de Deus é vitoriosa em seus feitos. Quando Deus fala, ele cumpre, e quando ele faz ninguém pode impedir sua mão de fazer. Deus fala de diversos modos. Ele fala através da natureza que criou. Essa voz é dirigida mais aos olhos do que aos ouvidos. Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. O universo é formado de bilhões de galáxias, com bilhões de estrelas cada uma. O nosso sistema solar é apenas uma minúscula parte dessa nossa galáxia e a terra apenas um pequeno planeta deste sistema. Os atributos invisíveis de Deus, bem como seu poder, podem ser vistos na voz da criação. Mas Deus nos fala também pela sua Palavra. Por meio da Bíblia conhecemos não apenas o poder de Deus, mas também o seu amor. Finalmente, Deus nos fala por meio do seu Filho. Jesus é a expressão exata do ser de Deus. Ele e o Pai são um. Quem vê o Filho, vê o Pai. Ouça a voz de Deus que emana da criação, das Escrituras e do seu próprio Filho e viva orientado por essa voz !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso Ser Salvo da Tribulação, Oro
"Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações." Salmos 46:1
terça-feira, 27 de setembro de 2011
Para Deus Não Há Impossíveis
Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus. Impossibilidade é uma palavra que não existe no vocabulário de Deus. Para ele não há nada demasiadamente difícil. Deus pode tudo quanto ele quer. O anjo Gabriel chegou à pobre cidade de Nazaré para visitar uma jovem pobre, chamada Maria. Disse-lhe que ela seria a mãe do Salvador e que seu filho seria chamado Filho do Altíssimo. Maria retrucou, dizendo que não conhecia homem algum. O anjo então lhe disse que ela conceberia do Espírito Santo. Falou-lhe que Isabel, sua tia, sendo velha e estéril, também tinha concebido milagrosamente e daria a luz ao precursor do Messias. O anjo encoraja Maria, dizendo-lhe: "Porque não há impossíveis para Deus em todas as suas promessas". Deus pode todas as coisas. Maria concebeu por obra do Espírito Santo e deu à luz a Jesus, o Salvador, o Messias, o Senhor do Universo. Deus pode fazer também em sua vida coisas extraordinárias. Ele pode fazer realizar em sua vida prodígios e milagres. Para Deus não há impossíveis. Entregue, portanto, seus sonhos e suas causas aos pés do Senhor !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
segunda-feira, 26 de setembro de 2011
Quando Preciso Renunciar à Ira e Adquirir Paciência, Oro
"O Senhor é misericordioso e compassivo; longânimo e assaz benigno." Salmos 103:8
Jesus, o Advogado Justo
Jesus é o advogado singular. A Palavra de Deus diz: "Filhinhos, estas coisas eu vos escrevo para que não pequeis, se, todavia, alguém pecar, temos advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo". Jesus Cristo é o advogado das causas perdidas e isso por três razões: primeiro por causa do seu caráter, ele é justo. Nele nunca houve pecado. Nenhuma malícia houve em seus lábios. Segundo, por causa dos seus métodos. Jesus como seu advogado não veio para estar ao seu lado, mas estar em seu lugar, como seu substituto. Jesus como advogado não veio para advogar sua inocência, e sim para assumir a sua culpa. Jesus como advogado não veio para lhe cobrar um alto preço por sua salvação, mas para pagar todo o preço pela sua redenção. Jesus Cristo como seu advogado pode lhe salvar totalmente, pois depois de morrer por você, ressucitou e está à direita de Deus, de onde intercede por você. Terceiro, Jesus é o advogado das causas perdidas por causa da eficácia do seu trabalho. Ele nunca perdeu uma causa. Não há causa perdida quando é colocada em suas mãos. Ele veio salvar pecadores, buscar os perdidos e curar os enfermos. Todo aquele que se rende a Jesus, encontra nele perdão e redenção. Ele não lança fora os que se achegam a ele contritos e arrependidos.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso de Consolo e Orientação, Oro
"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam." Salmos 23:4
O Mestre Chegou e Te Chama
Um encontro com Jesus pode sarar as feridas da nossa alma. Jesus acabara de chegar à aldeia de Betânia. Marta, irmã de Maria e de Lázaro, correu ao seu encontro, para manifestar a ele sua dor e sua frustação, dizendo: "Senhor, se tu estiveras aqui meu irmão não teria morrido". Depois de conversar com Jesus, Marta volta à sua casa com um recado para sua irmã: "Maria, o Mestre chegou e te chama". Maria estava chorando. O luto pelo seu irmão ainda torturava a sua alma. Mas no vale da sua dor, Jesus chegou. Chegou não apenas para estar com ela, mas chegou para transformar a angústia em paz, as lágrimas em alegria, o desespero em esperança. "O Mestre chegou e te chama". Ele conhece seu nome, sabe a dor que lateja em seu peito e o chama para um encontro com ele. É nesse encontro que você encontrará resposta para seus problemas, alívio para suas angústias, paz para a sua alma.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
domingo, 25 de setembro de 2011
Quando Preciso de Ajuda em Tempos Difíceis, Oro
"Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro ? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra." Salmos 121:1-2
Bondade, Uma Virtude a Ser Cultivada
A bondade parece uma ilha cercada pelos mares da maldade. Como ser bom num mundo timbrado pela maldade ? A Bíblia diz que Barnabé era homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. Barnabé é o único homem chamado de bom no Novo Testamento. Ser bom é investir na vida dos outros quando essas pessoas estão precisando de socorro. Barnabé investiu na vida de Saulo de Tarso quando este foi rejeitado na igreja de Jerusalém. Barnabé socorreu financeiramente os pobres da Judéia, vendendo uma propriedade para atender as pessoas necessitadas. Barnabé investiu na vida de João Marcos, quando este abandonou a primeira viagem missionária na província da Galácia. A bondade é fruto do Espírito. Você pode demonstrar esse fruto do Espírito em sua família, trabalho, escola e igreja. Invista na vida de alguém. Abençoe as pessoas com gestos práticos de bondade e você, então, refletirá na sua vida, o caráter do próprio Deus, que é bom.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso de Vitória Sobre o Inimigo, Oro
"pois tu me tens sido refúgio e torre forte contra o inimigo." Salmos 61:3
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
Obediência aos Pais
Compensa honrar pai e mãe. Esse é o caminho da felicidade, a estrada da bem-aventurança. O quinto mandamento da lei de Deus ordena aos filhos honrar pai e mãe e faz uma promessa: os filhos obedientes serão bem-sucedidos na vida e terão vida longa. Quando um filho desobedece aos pais está desobedecendo ao próprio Deus, pois a autoridade que os pais exercem, exercem-na em nome do próprio Deus. Quando os filhos desonram aos pais estão desonrando a Deus, pois a autoridade que eles exercem sobre os filhos é a própria autoridade de Deus, vinda de Deus. Os pais são mordomos de Deus na criação dos filhos. Por isso, quando os filhos se voltam contra os pais, e deixam de honrá-los e obedecê-los, atraem sobre si mesmos maldição em vez de benção. A Bíblia diz que um dos sinais do fim dos tempos é que os filhos seriam desobedientes aos pais. Esse tempo chegou. Mas você, filho, pode ser diferente, pois pode escolher ser uma fonte de alegria para seus pais em vez de ser a causa de suas lágrimas. A obediência aos seus pais livra você de perigos. A obediência aos pais honra a Deus.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
quinta-feira, 22 de setembro de 2011
Quando Preciso Ser Libertado do Medo, Oro
"não temas, porque eu sou contigo, não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel." Isaías 41:10
Antídoto Contra o Medo
O remédio para o medo não está na terra, mas no céu. O antídoto para o medo não está em nós, mas em Deus. O medo atinge a todos, indistintamente. Pode ser positivo, quando nos livra de colocar os pés no território minado do inimigo, mas também pode ser negativo, quando paralisa nossos passos rumo à vitória. Como podemos lidar com o medo ? A ordem mais repetida em toda a Bíblia é: Não tema, não tenha medo. Deus diz em sua Palavra: "Não temas porque eu te criei, te formei, te remi, chamei-te pelo teu nome, tu és meu". Você pode vencer o medo quando entende que você não é fruto do acaso, mas Deus o criou. Você triunfa sobre o medo quando entende que Deus o formou de forma assombrosamente maravilhosa e conhece cada célula do seu corpo. Você subjuga o medo quando entende que Deus conhece o seu nome, pagou por você um alto preço e o remiu com o sangue do seu filho a fim de que você seja propriedade exclusiva dele. Você tem muito valor para Deus. Por meio de Jesus, você se torna filho do Senhor do universo. A consciência dessa verdade é o maior antídoto contra o medo.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
quarta-feira, 21 de setembro de 2011
Quando Preciso Renovar a Mente, Oro
"Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo." 1 Pedro 1:13
Forças Renovadas
A águia, no mundo inteiro, é o símbolo de força e poder. É a rainha do espaço e a maestrina das alturas. A Bíblia diz que aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam. A águia voa nas alturas excelsas. A águia não se intimida com as tempestades; voa acima delas. A águia faz voos longos, usa a força do vento para carregá-la nos lugares altos. Quando se sente frágil, a águia se remoça arrancando suas penas velhas para que novas e viçosas penas nasçam. Você pode ser como a águia. Mesmo que ao seu redor os moços estejam caindo de exaustão, Deus pode multiplicar suas forças. Você pode ter uma vida altaneira, vitoriosa para voar acima das tempestades. Deus pode renovar o seu vigor e renovar a sua mocidade como a da águia. Espere em Deus. Confie em Deus. Descanse em Deus e ele mesmo renovará suas forças !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
terça-feira, 20 de setembro de 2011
Quando Preciso de Mais Fé, Oro
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé." Romanos 1:16-17
Não Desista Nunca
A vitória é dos perseverantes. Não desista de lutar pelos seus ideais. Não olhe para trás, não retroceda no meio do caminho. Prossiga para o alvo. A cidade de Cafarnaum estava agitada. Jesus acabara de chegar e logo uma multidão se aglomerou na frente da casa onde ele estava. Quatro homens estavam levando um paralítico para colocá-lo aos pés de Jesus. Mas a multidão estava à porta e não arredava o pé. Esses homens não desistiram. Eles tiveram criatividade para subir com o paralítico, abrir o telhado e descer com o homem exatamente no lugar onde Jesus estava. Eles tiveram visão, determinação, criatividade e fé. Eles não desistiram diante dos obstáculos. Eles criaram novos métodos para resolver novos problemas. Não desanime diante do primeiro obstáculo. Não jogue a toalha. Não desanime. Leve sua causa e coloque-a aos pés de Jesus. Jesus viu a fé dos quatro homens, perdoou e curou o paralítico. Você não pode fazer o milagre, mas Jesus pode. Leve suas causas e a causa dos outros e deixe-as aos pés de Jesus !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
Quando Preciso de Consolo e Orientação, Oro
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus." 2 Coríntios 1:3-4
Jesus, o Médico dos Médicos
Jesus é o médico dos médicos. Ele tem autoridade sobre as enfermidades. Jesus curou toda sorte de doenças e enfermidades. Ele andou por toda parte fazendo o bem, oferecendo alívio aos cansados, paz aos aflitos, libertação aos cativos e cura aos enfermos. Ele purificou os leprosos, deu vista aos cegos, audição aos surdos, fala aos mudos. Ele curou as doenças do corpo e terapeutizou as emoções amassadas pelas tragédias da vida. Ele sarou as feridas do corpo e lancetou os abscessos da alma. Ele enxugou as lágrimas dos tristes, aprumou os abatidos e trouxe esperança aos que jaziam na vala do desespero. Como médico supremo, Jesus pode curar as doenças que assolam seu corpo e perdoar os pecados que atormentam a sua alma. Ele pode estancar suas lágrimas, fechar suas feridas e restaurar sua sorte. Para ele não tem causa perdida nem coisa demasiadamente difícil. Ele pode tudo quanto ele quer. Para ele não tem doença incurável nem problema sem solução. Ele é o Deus dos impossíveis, o Senhor das causas perdidas, o fundamento da nossa esperança. A última palavra não está nas mãos da ciência. A última palavra está nas mãos de Deus. Ele pode tudo quanto ele quer. Ele é o médico dos médicos.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
domingo, 18 de setembro de 2011
Quando Preciso Permanecer Firme em Momentos de Fraqueza, Oro
"tudo posso naquele que me fortalece." Filipenses 4:13
sábado, 17 de setembro de 2011
A Soberania de Deus na História
A história não é como um carrossel que gira sem destino nem como uma nave lançada ao espaço monitorada pelos homens. A história não é dirigida pelo acaso nem avança para o caos como pregam os pessimistas. A história tem um timoneiro. Deus está assentado sobre um alto e sublime trono. Os céus governam a terra. A história não está a deriva nem nas mãos dos poderosos deste mundo. Deus é quem levanta e destrona reis; ele é quem levanta impérios e os abate. O Deus criador é também o Deus da providência. Ele não só criou todas as coisas, mas também as sustenta e governa. Nem uma folha cai no outono sem seu conhecimento. Ele é o Deus que sustenta todas as coisas pela palavra do seu poder. Jesus Cristo, depois de triunfar sobre o diabo e suas hostes na cruz; depois de vencer a morte, assentou-se à direita de Deus Pai e tem o livro da história em suas mãos. Ele venceu para abrir o livro e seus sete selos. Somos consolados pela verdade de que o livro está nas mãos do Cordeiro que foi morto, mas está vivo pelos séculos dos séculos. Não precisamos temer. O futuro já está definido. Será a vitória retumbante e final de Cristo e do seu povo !
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso Renovar a Mente, Oro
"Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo." Hebreus 8:10
Vasos Frágeis, Mas Vasos de Honra
O profeta Jeremias vai à casa do oleiro não para levar uma mensagem, mas para receber a mensagem. Ali viu o trabalho cotidiano de um oleiro que se entrega à tarefa de moldar vasos de barro. O oleiro apanha o barro sem forma e dá a ele uma forma singular. Quando um vaso se estraga em suas mãos, ele não o joga fora; antes, molda-o de novo e faz um vaso novo. Assim Deus faz com sua vida. Ele não abdica do direito que tem de trabalhar em sua vida. Esse processo não é indolor, mas o resultado é glorioso. O oleiro dá não apenas forma ao vaso; mas também utilidade. Normalmente, fazemos distinção entre o que é util e o que é belo; entre o necessário e o elegante. Um vaso é moldado para ser usado. Como vasos de honra, refletimos a glória do nosso Deus. Assim como cada vaso é uma obra de arte singular, somos também obras primas do criador. Não há ser humano que não tenha um papel dentro do propósito divino. Não há ser humano que não seja único, dotado de linhas, cores e formas totalmente distintas de qualquer outro. Você é muito especial para Deus. Ele está trabalhando em você para ser um vaso útil e também um vaso de honra em suas mãos.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Quando Preciso de Esperança e Alegria em meu Coração, Oro
"E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo." Romanos 15:13
O Caminho da Felicidade
A felicidade existe e está ao nosso alcance. Não é apenas um destino aonde se vai, mas uma maneira como se caminha. A felicidade não está num lugar específico, mas numa atitude definida. Jesus falou sobre a felicidade nas bem-aventuranças. O problema do homem não é a busca da felicidade, mas contentar-se com uma felicidade limitada demais. Deus nos salvou para a maior das felicidades. A felicidade verdadeira está em Deus. É na presença de Deus que existe alegria superlativa e abundante. O propósito principal da nossa vida é conhecer e desfrutar da intimidade com Deus. Nas bem-aventuranças, Jesus nos fala sobre um correto relacionamento com Deus, conosco mesmos e com o próximo. Somos felizes quando nossas relações estão harmonizadas. A felicidade, porém, que o mundo oferece, é uma farsa. O glamour do mundo é irreal. O sorriso que as pessoas estampam no rosto não passa de uma máscara. As taças doces do pecado são veneno que intoxica a alma. Os prazeres transitórios desta vida desembocam numa constante perturbação.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Quando Preciso de Ajuda em Meus Relacionamentos, Oro
"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão." Provérbios 17:17
A Amizade Falsa e a Verdadeira
O compositor e cantor brasileiro Milton Nascimento diz que amigo é alguém para se guardar do lado esquerdo do peito. O verdadeiro amigo é aquele que chega quando todos já se foram. Ele se aproxima não para lhe tirar algo, mas para oferecer-lhe tudo, sua amizade. Há duas caricaturas de amizade, que não passam de uma falsa amizade. A primeira é a amizade tabernária. Nenhuma ligação existe entre os amigos de bar além do desejo comum de tomar uns copos, de maldizer o próximo e fazer farra. Esses amigos dispersam-se na hora da angústia, como os amigos do filho pródigo fugiram. A segunda amizade falsa é a amizade utilitária. É a daqueles para quem todo "amigo" é um meio para facilitar-lhe os interesses. Essa amizade é uma espécie de pesca de favores. Essa amizade constitui-se numa ameaça para a moralidade pública. Distribuem-se os cargos não pelos méritos pessoais dos candidatos, mas pelo número de "amigos" que possuem. Mas, se há amizade falsa, existe também a amizade verdadeira. O amigo verdadeiro ama o tempo todo. O vendaval só conseguirá que os verdadeiros amigos fixem raízes mais profundas no solo do amor verdadeiro.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
quarta-feira, 14 de setembro de 2011
Quando Preciso de Uma Nova Atitude, Oro
"Quem, Senhor, habitará no teu tabernáculo ? Quem há de morar no teu santo monte ? O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade;" Salmos 15:1-2
Não Basta Informação, É Preciso Transformação
Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Ele era fariseu e membro do Sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida reta e guardava muitos preceitos da lei. Mas esses atos não eram suficientes para sua salvação; ele precisava nascer de novo. A salvação não tem a ver com posição social, cultura ou religião. Ninguém está habilitado a entrar no reino de Deus porque é rico, intelectual ou influente na sociedade. Nicodemos possuía todos esses predicados, mas ainda não estava salvo. Nicodemos também tinha relativo conhecimento de Cristo. Ele sabia que Jesus era vindo de Deus, que tinha singular capacidade de ensinar e fazer milagres e, ainda, ele tinha convicção de que Deus estava do seu lado. Mas essas informações, mesmo sendo verdadeiras, não foram suficientes para dar-lhe a salvação. Não se alcança o novo nascimento através de práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer a uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. O novo nascimento é uma obra sobrenatural, operada pelo Espírito Santo em nós, dando-nos um novo coração, uma nova mente, uma nova vida. É nascer de cima, do alto, do Espírito.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
terça-feira, 13 de setembro de 2011
Quando Preciso de Livramento e Restauração, Oro
"Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará." João 8:31-32
Bíblia, o Livro dos Livros
A Bíblia é o livro dos livros. Inspirada por Deus, escrita pelos homens, concebida no céu, nascida na terra, odiada pelo inferno, pregada pela igreja, perseguida pelo mundo e crida pelos fiéis. A Bíblia é o livro dos paradoxos: é o livro mais lido do mundo e ainda desconhecido por grande parcela da humanidade. É o livro mais amado e o mais odiado. É o livro mais obedecido e o mais escarnecido. É o livro mias pregado e o mais combatido. A Bíblia tem sido o farol de Deus na escuridão da história. A Bíblia é o coração aberto de Deus, é o braço de Deus estendido, é a vontade de Deus declarada. A Bíblia é a espada do Espírito, poderosa arma de combate contra as hostes inimigas. A Bíblia é o bisturi de Deus que cirurgia os tumores infectos do pecado. A Bíblia é fogo que consome os entulhos armazenados no porão da mente. É o martelo que despedaça a dureza dos corações mais duros. A Bíblia é o livro dos livros. A Bíblia é o livro de Deus, do céu, a biblioteca do Espírito Santo. A Bíblia traz a maior de todas as mensagens, da parte da pessoa mais importante do universo, a você e a mim, as pessoas mais necessitadas. Essa mensagem vale mais do que muito ouro depurado e é mais doce do que o mel e o destilar dos favos.
Fonte: Gotas de Esperança da Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Quando Preciso de Esperança e Alegria em Meu Coração, Oro
"Por que estás abatida, ó minha alma ? Por que te perturbas dentro de mim ? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu." Salmos 42:5
Transformando Tragédias em Triunfo
Noemi pensou que sua vida estava acabada. Seu marido e seus dois filhos haviam morrido em terra estrangeira. Agora estava só, viúva, pobre e velha em terra estranha. Sua alma encheu-se de amargura. Resolveu trocar de nome para levantar um monumento à sua dor. Noemi significa alegria, mas ela quis ser chamada de Mara, que significa amargura. Mas o destino de Noemi não estava em suas próprias mãos. Deus transformou sua tragédia em triunfo. Mudou a sua sorte. Tirou-a desse poço escuro de desespero e a trouxe para um lugar amplo e ensolarado. Deus a trouxe de volta à sua terra acompanhada de Rute, sua nora. Ambas viram os milagres da providência de Deus. Rute se tornou melhor do que dez filhos para Noemi. Rute se tornou mãe de Obede, que veio a ser o pai de Jessé e o avô de Davi, ancestral de Cristo. Aquela passagem marcada por tragédias foi transformada num dos capítulos mais emocionantes e decisivos da história da humanidade. Deus ainda transforma vales em mananciais, desespero em porta de esperança e tragédias em triunfo.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
Quando Preciso de Paz e Contentamento, Oro
"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;" Romanos 5:1
Graça e Paz, Tesouros Vindos de Deus
Graça e paz era a saudação mais comum usada pelo apóstolo Paulo em suas cartas. A graça é a causa da salvação e a paz o resultado dela. A graça é a raiz, e a paz o fruto. A graça é a fonte, e a paz o fluxo que corre desta fonte. A graça trata com os nossos pecados e a paz alivia a nossa consciência. A graça concede a paz e a paz emana da graça. Não há graça sem paz nem paz sem graça. A graça é um favor imerecido de Deus, pois ele nos ama não por causa dos nossos méritos, mas apesar dos nossos deméritos. A graça nos mostra que Jesus veio ao mundo para uma missão de resgate, mas as pessoas resgatadas eram seus inimigos e o preço para esse resgate era a morte do próprio resgatador. A graça é o juiz que, além de cancelar a pena do réu e declarar o culpado inocente, ainda o adota como filho. Por causa dessa maravilhosa graça podemos ter paz com Deus e a paz de Deus que excede todo o entendimento.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
sábado, 10 de setembro de 2011
Quando Preciso de Livramento e Restauração, Oro
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8:36
A Sublimidade do Evangelho
O apóstolo Paulo nos diz que Cristo a si mesmo se entregou pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de Deus (Gálatas 1:4). Aqui está a essência do próprio evangelho. O eixo do evangelho é a cruz de Cristo. Primeiro, Paulo fala da natureza do sacrifício de Cristo na cruz, que se deu pelos nossos pecados. Sua morte foi um sacrifício pelo pecado. Ele morreu pelos nossos pecados segundo a Escritura. Segundo, Paulo fala sobre o propósito da morte de Cristo na cruz. Cristo morreu não para salvar-nos no pecado, mas do pecado; não para sermos amigos do mundo e conformar-nos com ele, mas para sermos resgatados deste mundo tenebroso que está posto no maligno. Terceiro, Paulo fala da origem do sacrifício de Cristo. Ele foi para a cruz porque a si mesmo se entregou e também porque o Pai não o poupou. A morte de Cristo não foi um acidente, mas fez parte de uma agenda estabelecida no céu. O calvário fez parte de um plano eterno estabelecido na eternidade pelo próprio Deus.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes
sexta-feira, 9 de setembro de 2011
FÉ
Fé – assunto difícil, argumentar é uma tarefa árdua, visto que não há como explicar o que se acredita sem ver ou tocar.
Por isso está escrito: “(...) Bem-aventurados os que não viram e creram.” (João 20: 29) já que muitos dos que viram a Jesus não creram; então se não vimos e cremos é uma grande prova de Fé. Pois cremos que Ele veio, morreu e ressuscitou pelos nossos pecados sem nunca termos visto.
Em Mateus 8:5-13, os versos 5 e 6 narram o pedido de um centurião para curar seu servo. No verso 7, Jesus de pronto responde que irá curá-lo. Sempre que fazemos um pedido a Deus somos atendidos (“Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abri-se-lhe-á.” Mateus 7:8). Mas o que chama atenção nesta história é que o centurião não aceita a visita de Jesus. Não por que era incrédulo, ou por que tinha vergonha de sua casa; no verso 8 o centurião declara que não é digno de receber Jesus em sua casa.
Temos outra lição neste versículo: "a humildade". Este homem poderia ter olhado para sua posição social, para a de Jesus e pensado que seria uma honra para o filho do carpinteiro entrar na casa do centurião. Mas não, este homem olha para o espiritual e vê que ninguém é digno de receber o próprio Jesus em sua casa; sendo então para todos nós uma honra receber a Jesus Cristo em nossa vida ou em nossa casa.
Este centurião expressa toda sua fé quando argumenta com Jesus que só uma palavra é suficiente para que seu servo fosse curado. Jesus responde que nem em Israel viu tanta fé (verso 10) e no versículo 13 fala que na mesma hora o servo ficou são.
Meus queridos irmãos, este homem teve o privilégio de ver o agir de Jesus, mas ainda assim não o quis. Havia tanta fé que tinha no coração que só uma palavra de Jesus era o bastante para o milagre. Devemos ter a mesma fé; e não podemos nos esquecer que Deus age através da nossa fé e de mais ninguém. Como Jesus disse ao Centurião e a vários outros: “(...) Seja feito conforme a sua fé.” Mateus 8:13
Quando Preciso Compreender que Propósito e Futuro Deus Tem Para Mim, Oro
"Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida." João 6:47-48
Jesus, a Pedra Fundamental da Igreja
Jesus é o fundamento, o edificador, o dono e o protetor da Igreja. Ele é a pedra de esquina que sustenta todo o edifício. Nós somos as pedras vivas desse edifício, mas Jesus é a pedra fundamental. Jesus é o cabeça da Igreja. Ele governa a Igreja, que comprou com seu próprio sangue. A igreja não está edificada sobre Pedro, mas sobre Cristo. Pedro disse que Jesus é a pedra. Paulo disse que a pedra é Cristo e não existe outro fundamento além de Cristo. Construir sobre qualquer outro fundamento é construir sobre a areia, é construir para o desastre. A Igreja não está edificada sobre um alicerce frágil. Está construida sobre o próprio Deus, Jesus é a Rocha dos séculos. Para aqueles que nele creem, Jesus é o refúgio seguro, mas para aqueles que o rejeitam, ele é a rocha de ofensa, onde os incrédulos tropeçam. A Igreja de Deus não pode ser destruída nem jamais sofrer um colapso, pois aquele que a sustenta e protege é aquele que tem o universo em suas onipotentes mãos. Muitas tentativas foram feitas para destruir a Igreja. Muitos mártires foram queimados vivos; outros foram lançados nas arenas para serem devorados pelos leões famintos; outros foram torturados nas prisões com escassez de pão. Mas quanto mais sangue era derramado, mais a Igreja florescia. A Igreja de Deus é indestrutível, pois foi erguida sobre a rocha dos séculos, Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Fonte: Gotas de Esperança para a Alma - Rev. Hernandes Dias Lopes