sexta-feira, 6 de julho de 2012

Deus Controla o Homem - A Soberania de Deus

"Nos céus, estabeleceu o Senhor o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo." Salmos 103:19

 Em primeiro lugar, Deus controla os animais. Isto é claramente ensinado na Bíblia. Em Gênesis 6:20 lemos que antes que Deus enviasse o dilúvio sobre a terra, Ele fez que dois animais de cada espécie entrassem na arca de Noé. Estes animais foram controlados por Deus. Em Êxodo capítulo 8 temos uma descrição das pragas que Deus enviou sobre a terra do Egito, há muitas histórias na Bíblia, que demonstram que Deus controla os animais. Eles fazem exatamente o que Ele lhes manda fazer.
Em segundo lugar, Deus controla não só os animais, como também os homens. Ainda que isto seja muito difícil de aceitar, é preciso que se compreendam que essa é a verdade. Porque só existem duas alternativas, ou Deus tem o controle ou alguém mais o controla. Do mesmo modo, é a vontade de Deus a que sempre se cumpre, ou é a vontade dos homens. Qual destas alternativas é a certa? É verdade que muitas pessoas odeiam a Deus, mas isto não significa que Ele não possa usá-los como seus instrumentos quando Ele assim o deseje. Não é suficiente dizer que Deus pode deter os efeitos maus do que as pessoas más fazem. Também não basta simplesmente dizer que algum dia Deus castigará os maus pelos seus pecados. Deus é tão grande que cada coisa que as pessoas mais malvadas realizam está inteiramente sob o Seu controle. De fato, as pessoas más em realidade fazem o que Deus tem dito de antemão que eles fariam, ainda que a pessoa má não perceba isso. Isto é exatamente o que aconteceu com Judas, o homem que entregou a Jesus Cristo nas mãos daqueles que o odiavam. Poderia alguém ser mais malvado do que foi Judas? Assim sendo, se Judas estava fazendo aquilo que Deus tinha decidido que fizesse, então não é difícil crer que todas as pessoas más estão igualmente realizando o que Deus falou que haveria de acontecer.
Em Atos 17:28 lemos que em Deus vivemos e nos movemos e somos. Isto foi expresso pelos poetas gregos que não eram crentes e cujos discípulos zombaram da idéia de que Jesus ressuscitasse da morte. Mas parece que o realizado por estas pessoas estava sob o controle de Deus. De Provérbios 16:9 aprendemos que nós fazemos nossos próprios planos para a vida, mas são os planos de Deus os que em realidade se cumprem: "O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos". A história do rico insensato no Novo Testamento (Lucas 12:16-21) mostra quão certa é esta afirmação. Nos fala de como um homem planejava construir grandes celeiros onde guardaria toda a colheita que levantara. Ele planejava desfrutar de sua vida, porém Deus tinha determinado algo diferente, e foi o plano de Deus o que se cumpriu. Deus declarou que aquele homem néscio morreria essa mesma noite, e assim aconteceu.
As seguintes passagens da Bíblia mostram que não é correto dizer que as pessoas podem atuar contra a vontade de Deus: "Mas, se ele resolveu alguma coisa, quem o pode dissuadir? O que ele deseja, isso fará." Jó 23:13  "Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor." Provérbios 21:30  "Porque o Senhor dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás?" Isaías 14:27
A Bíblia ensina claramente que as ações de cada pessoa, sejam boas ou más, são controladas pelo Deus soberano. Os homens podem pensar que eles são mais fortes que Deus, rebelando-se talvez contra Ele, porém Deus ri de sua debilidade e do néscio que resultam. Ele é tão poderoso que pode destruí-los no momento em que assim o deseje.
Terceiro, Deus controla também os anjos. Eles são mensageiros de Deus. Escutam o que Deus diz e fazem o que Ele lhes ordena. Ainda os anjos maus obedecem a Deus. Satanás mesmo está completamente sob o controle de Deus. Até que Deus lhe permitiu agir, Satanás foi incapaz de tocar em Jó. Em Mateus 4:11 lemos que Jesus disse a Satanás que fosse embora e este imediatamente o deixou. No fim do mundo, Satanás será lançado no lago de fogo que tem sido preparado para ele e seus anjos.
Deus reina. Ele controla tudo, as coisas inanimadas, os animais, as pessoas e os anjos, incluindo Satanás. Não pode suceder nada em todo o universo a menos que Deus tenha determinado que aconteça.
Aqueles que confiam num Deus tão grande têm paz em seus corações. Confiar num Deus soberano dá um sentido de segurança que fortalece a fé. Não é casualidade, nem o "azar", nem um homem, nem Satanás quem governam o mundo. É Deus Todo Poderoso quem governa pela Sua boa vontade e para a Sua própria e eterna glória.

"Com efeito, eu sei que o Senhor é grande e que o nosso Deus está acima de todos os deuses. Tudo quanto aprouve ao Senhor, ele o fez, nos céus e na terra, no mar e em todos os abismos." Salmos 135:5-6
  "Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." Apocalipse 4:11
"Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez." João 1:3
"No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. (...) Sede benditos do Senhor, que fez os céus e a terra." Salmos 115:3,15
"Ainda: No princípio, Senhor, lançaste os fundamentos da terra, e os céus são obra das tuas mãos;" Hebreus 1:10
"Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!" Romanos 11:36
Baseado em "Deus é Soberano" de A.W.Pink     

Nenhum comentário:

Postar um comentário