"Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas." Apocalipse 4:11
Ele é soberano no uso de seu poder e na doação de sua graça e misericórdia. Tudo quanto Deus tem feito mostra que Ele é soberano e que tem o controle completo sobre a Sua criação. Pense acerca do mundo que Deus fez. Por que deveria haver mais água que terra seca? Por que existem lugares bons para se viver e outros ruins? Por que alguns paises estão sujeitos a tantos desastres naturais e outros não? A resposta a tantas perguntas é porque assim o tem decidido Deus, porque assim se cumprem os seus propósitos.
Pense agora nas diferenças que existem entre os animais, por que existem tantas diferenças entre eles? A resposta é: porque Deus se agradou em fazê-los assim. Considere também as plantas. Algumas exalam um gostoso aroma, mas outras não. Algumas árvores produzem um fruto saboroso, porém outras dão fruto venenoso. Por que é assim? Porque Deus fez o que Lhe apraz no céu, na terra e no mar. Deus é soberano, habita no céu, e tem realizado tudo quanto quis.
Tudo o que Deus tem feito nos mostra a sua soberania, porque Ele faz tudo como melhor Lhe parece. Então, não deveríamos estar surpreendidos de que também existam diferenças entre os seres humanos. Porque assim Lhe parece melhor ao Deus soberano. Deus, quem fez todas as coisas, é absolutamente soberano. Ele faz o que Lhe apraz e efetua a Sua própria vontade. Ele fez todas as coisas para Si mesmo, e possui também o direito de fazê-lo assim, porque Ele é o Deus Todo Poderoso.
Porém Deus não só fez todas as coisas através do seu próprio poder soberano, como também governa tudo. Imagine somente, o que aconteceria se Deus não controlasse o que Ele criou? Se ousarmos dizer que Deus não está controlando o mundo, então perderíamos toda a certeza de estabilidade. Se Deus não está controlando tudo, então tudo acontece por pura casualidade.
Imagine o que aconteceria se Deus não colocasse limites às coisas más que realizam os homens. Imagine como seria o mundo se a gente fosse completamente livre para fazer o que quisesse. Então toda a bondade no mundo desapareceria e a maldade e a confusão reinariam. Isto deixa manifesto a necessidade de que Deus governe o mundo, e Ele o faz a fim de que nenhuma coisa saia de controle e não aconteça o caos.
Deus está controlando ainda aquelas coisa que não têm vida como o clima, o vento e o mar. Quando Deus disse "Seja feita a luz", a luz foi feita. Quando Deus disse que enviaria um dilúvio sobre o mundo antigo devido à depravação dos seus habitantes, então o dilúvio veio. Deus estava controlando todos esses eventos. Existem muitos exemplos na Bíblia de como Deus tem controlado todas aquelas coisas que não tem vida. Deus controla o clima, porque Ele envia o gelo, a neve e o vento. Ele envia e detém a chuva. Todas estas coisas inaminadas obedecem a voz de Deus e assim executam a Sua soberana vontade. Quando nos queixamos do clima, em verdade estamos queixando-nos da vontade de Deus!
Baseado no livro Deus é Soberano de A.W.Pink
Nenhum comentário:
Postar um comentário