sexta-feira, 15 de junho de 2012

Desenvolvendo a Amizade com Deus

"porque o Senhor abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade." Provérbios 3:32


Se você deseja um vínculo mais profundo e íntimo com Deus, deve aprender a partilhar de forma honesta com ele os seus sentimentos.
"Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração." Tiago 4:8
"Tendo o Senhor falado estas palavras a Jó, o Senhor disse também a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó." Jó 42:7


Moisés, falando como um "amigo" de Deus, respondeu de forma igualmente sincera (expressando sua frustração sobre liderar os israelitas):
"Disse Moisés ao Senhor: Tu me dizes; Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo; contudo, disseste: Conheço-te pelo teu nome também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco, de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? Disse o Senhor a Moisés: Farei também isto que disseste; porque achaste graça aos meus olhos, e eu te conheço pelo teu nome." Êxodo 33:12-17
"Derramo perante ele a minha queixa, à sua presença exponho a minha tribulação. Quando dentro de mim me esmorece o espírito, conheces a minha vereda. No caminho em que ando, me ocultam armadilha." Salmos 142:2-3


Você deve confiar em Deus quando ele lhe pedir para fazer alguma coisa.
"Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando." João 15:14
"Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo." João 15:9-11
"Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros." 1 Samuel 15:22


Jesus é o exemplo de como devemos ser obedientes e agradar a Deus:
"E desceu com eles para Nazaré; e era-lhes submisso. Sua mãe, porém, guardava todas estas coisas no coração." Lucas 2:51
"E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mateus 3:17


Para ser amigo de Deus, você também precisa aprender a valorizar o que ele valoriza.
Paulo é o melhor exemplo disso. As prioridades de Deus eram as suas prioridades, e os desejos de Deus eram seus:
"Porque zelo por vós com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo." 2 Coríntios 11:2


Davi se sentia da mesma forma:
"Pois o zelo da tua casa me consumiu, e as injúrias dos que te ultrajam caem sobre mim." Salmos 69:9


Sua amizade com Deus também se desenvolverá quando você aprender a desejar ser seu amigo mais do que qualquer outra coisa.
"Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu templo." Salmos 27:4
"Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam." Salmos 63:3
"Disse este: Deixa-me ir, pois já rompeu o dia. Respondeu Jacó: Não te deixarei ir se me não abençoares." Gênesis 32:26
"para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte;" Filipenses 3:10
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:13


Não há nada, absolutamente nada, mais importante do que desenvolver uma amizade com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário