sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quando Deus Parece Distante

"Esperarei no Senhor, que esconde o seu rosto da casa de Jacó, e a ele aguardarei." Isaías 8:17

Deus é real, a despeito de como você se sinta. Para amadurecer a amizade, Deus irá testá-la com períodos de aparente separação - épocas em que se tem o sentimento de que Deus nos abandonou ou esqueceu.
"Por que Senhor, te conservas longe? E te escondes nas horas de tribulação? Salmos 10:1
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Por que se acham longe de minha salvação as palavras de meu bramido? Salmos 22:1
"Pois tu és o Deus da minha fortaleza. Por que me rejeitas? Por que hei de andar eu lamentando sob a opressão dos meus inimigos? Salmos 43:2

Deus não abandona você. Ele prometeu várias vezes:
"Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei." Josué 1:5

Deus reconhece que algumas vezes esconde a sua face de nós. Trata-se de uma parte normal da provação e amadurecimento de sua amizade com Deus.
"Eis que, se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. Se opera à esquerda, não o vejo; esconde-se à direita, e não o diviso. Mas ele sabe o meu caminho; se ele me provasse, sairia eu como o ouro." Jó 23:8-10

Como louvar a Deus quando você não compreende o que está acontecendo na sua vida e Deus está em silêncio? Você faz o que fez Jó:
"Então, Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça e lançou-se em terra e adorou; e disse: Nu sai do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!" Jó 1:20-21

Diga a Deus exatamente como você se sente.
"Por isso, não reprimirei a boca, falarei na angústia do meu espírito, queixar-me-ei na amargura da minha alma." Jó 7:11
"como fui nos dias do meu vigor, quando a amizade de Deus estava sobre a minha tenda;" Jó 29:4
"Eu cria, ainda que disse: estive sobremodo aflito." Salmos 116:10

Isto parece uma contradição: confiar em Deus, mas se sentir destruido! A fraqueza de Davi na verdade revela uma profunda fé. Primeiro, ele acreditava em Deus. Segundo, ele acreditava que Deus ouviria sua oração. E, terceiro, ele acreditava que Deus o deixaria dizer como se sentia, e ainda assim o amaria. Independentemente das circunstâncias e de como você se sente, apegue-se ao caráter imutável de Deus.
Ele é bom e amoroso.
"Vida me concedeste na tua benevolência, e o teu cuidado a mim me guardou." Jó 10:12

Ele é todo-poderoso.
"Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustado." Jó 42:2

Ele repara em cada detalhe da minha vida.
"Ou não vê Deus os meus caminhos e não conta todos os meus passos?" Jó 31:4

Ele está no controle.
"Quem lhe entregou o governo da terra? Quem lhe confiou o universo? Se Deus pensasse apenas em si mesmo e para si recolhesse o seu espírito e o seu sopro, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó." Jó 34:13-15

Ele vai me salvar.
"Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra." Jó 19:25

As circunstâncias não podem mudar o caráter de Deus. Confie que Deus cumprirá suas promessas e lembre-se do que ele já fez por você.
"Eis que me matará, já não tenho esperança; contudo, defenderei o meu procedimento." Jó 13:15
"Do mandamento de seus lábios nunca me apartei, escondi no meu íntimo as palavras da sua boca." Jó 23:12
"Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele fôssemos feitos justiça de Deus." 2 Coríntios 5:21
"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário