quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Por Que Jesus é Tão Radical ?

Essa foi a pergunta que um dia um jovem me fez. Ele estava meio revoltado com algumas palavras de Jesus mencionadas na Bíblia. Jesus exigia que as pessoas cressem nele para poder chegar a Deus, queria obediência absoluta de todos que declarassem fé nele e por fim, disse que era o único caminho para Deus, e que as pessoas só poderiam chegar até Deus através dele.
Eu entendi perfeitamente a indignação do rapaz. Ele estava totalmente influenciado pela maneira de ser de nossa época. Hoje, pouca gente acredita que exista o certo e o errado, que existam verdades absolutas e finais. O pensamento de nossa época é que a verdade é relativa, o certo é relativo, e que cada pessoa enxerga a vida de maneira diferente. Nesse quadro, uma pessoa como Jesus, que se declarou como o único caminho, a verdade e a vida, sai mal na fita como líder religioso. Ele realmente parece radical, intransigente e arrogante.
Mas, a mesma Bíblia que registrou as palavras e as ações radicais de Jesus declara que Jesus não é uma pessoa comum, mas o próprio Deus em forma humana. E que ele veio a este mundo para salvar as pessoas da culpa e da condenação de seus erros, faltas e desvios. Diante da singularidade da pessoa de Jesus, é justo e próprio que ele se declare como o único caminho, a verdade e a vida. O radicalismo de Jesus fica perfeitamente explicado quando acreditamos que ele é o Filho de Deus, o Salvador do mundo. A situação radical da humanidade exigia uma solução radical da parte de Deus. As pessoas se meteram radicalmente em suas próprias vidas, deixaram Deus para trás, inventaram outros deuses e dedicaram suas vidas a procurar seus prazeres. Se distanciaram radicalmente de Deus e se afundaram em si mesmas, a tal ponto, que não sabem mais o caminho de volta para Deus, e na verdade, nem mesmo desejam voltar a Deus.
A solução radical de Deus foi se tornar um de nós e vir ao mundo na pessoa de Jesus nos mostrar nossos erros e ensinar o caminho de volta. Mais ainda, ele veio abrir o caminho de volta. Ao morrer na cruz, Jesus estava sofrendo o castigo que nossos erros, nossa incredulidade e nossa indiferença merecem. Uma vez que a culpa foi paga, está aberto o caminho de volta, caminho que é a própria carne e sangue de Jesus. Não admira que ele tenha sido tão radical ao afirmar que somente através dele as pessoas podem ir a Deus.
Somente um Salvador radical pode livrar você da situação radical em que você realmente se encontra. O pecado traz consequências graves. Além de nos separar de Deus, cega nosssos olhos e nos faz acreditar que não há nada demais em mentir, ser sexualmente imoral, enganar as pessoas, falar mal delas, tirar o que é dos outros e viver com o coração cheio de rancor e mágoa.
Não há soluções meia-boca para nosso caso, como pecadores - somente Jesus Cristo pode de fato nos livrar da culpa e das consequências dos nossos erros. Receba-o pela fé como seu único e suficiente Salvador.
Fonte: Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio - Rev. Augustus Nicodemus Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário