sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Rios de Água Viva

Vida cristã é o mais extraordinário projeto de vida, é vida maiúscula, abundante, eterna. Jesus, na festa dos Tabernáculos disse: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água viva fluirão do seu interior" João 7:37-38. Há aqui duas verdades a serem consideradas:
Primeiro, o convite de Jesus. O convite de Jesus é dirigido a todos, indistintamente. Ricos e pobres, doutores e analfabetos, religiosos e ateus, jovens e velhos, homens e mulheres, todos são comtemplados pelo convite de Jesus. Outrossim, o convite de Jesus é para um relacionamento pessoal com ele. Jesus deixa claro que ele mesmo é a fonte das águas vivas. Fora dele não há vida abundante. Nenhuma experiência mística pode nos colocar em sintonia com Deus, só Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Também o convite de Jesus é para uma relação experimental com ele. Jesus não convida apenas para conhecer a água a nível intelectual, mas para beber da água. Somente quando bebemos a água, podemos mitigar a nossa sede. Não basta conhecer sobre Jesus, é preciso conhecer a Jesus. É preciso crer, confiar e experimentar pela fé a entronização de Jesus pressupõe uma consciência profunda de carência espiritual. Só os sedentos buscam beber dessa água da vida. Aqueles que se julgam justos diante de Deus pelas suas obras, méritos e religiosidade estão fartos e jamais buscarão dessedentar-se nessa bendita fonte. Jesus não veio salvar aqueles que se julgam bons, mas ele veio buscar e salvar o perdido; como médico, ele não veio para os sãos, mas para os doentes. Finalmente, o convite de Jesus é condicional. Jesus diz "se alguém...". A soberania de Deus não anula a responsabilidade humana. O homem, embora incapaz, impotente e morto em seus delitos e pecados, é ordenado a se arrepender, a crer e a beber da água da vida. O mesmo Deus que ordena o homem a crer, concede-lhe o dom da fé.
Segundo, a promessa de Jesus. O Senhor afirmou, "quem crer em mim, como diz a Escritura, rios de água fluirão do seu interior." Há algumas verdades aqui que precisam ser aclaradas.
a) Jesus está falando que devemos crer nele não segundo nosso próprio entendimento, ou segundo as tradições da igreja, ou segundo o ensino dos homens, mas devemos crer nele segundo a Escritura.
b) Jesus promete um vida dinânica. Ele não fala de uma cacimba, de um poço de águas paradas e cheias de lodo. Com Cristo teremos vida nova que flui como um rio de água viva do trono de Deus.
c) Jesus fala de vida limpa. Quando a água fica estagnada junta-se lodo e lama, mas a vida que ele oferece não é de água morta, mas rios de água viva.
d) Jesus promete vida abundante. São rios e não filetes ou gotas de água. É vida superlativa e superabundante. Onde os rios de Deus fluem há verdor, fruto, fartura e riqueza. A vida que Jesus nos dá flui em bênçãos para aqueles que estão ao nosso redor.
Minha expectativa é que você receba com grande alegria o convite de Jesus e tome posse da Sua promessa. Corra hoje mesmo para a fonte das águas vivas. Em Jesus, e só nele, há vida, perdão e salvação para você. Todas as outras fontes são rotas, mas Jesus oferece a você o supremo dom da vida eterna. Beba dessa água e você nunca mais terá sede !
Fonte: Igreja Presbiteriana em Santo Anastácio - Rev. Hernandes Dias Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário