segunda-feira, 14 de novembro de 2011

A Divindade de Jesus Cristo

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João 1:1

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.” João 1:14

As Escrituras não afirmam explicitamente que Jesus é Deus, mas deixam muito claro que o Filho possui todas as características e atributos de Deus, não podendo ser tido por alguém menos que Deus.

Jesus tinha uma clara consciência sobre sua pessoa. As alegações que Jesus fez sobre sua pessoa não teriam sentido se Ele não tivesse sobre si mesmo a clara noção de divindade.

Algumas citações bíblicas que confirmam a divindade de Jesus:

“Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniqüidade” Mateus 13:41

O Filho do Homem mandará os seus anjos...

“Digo-vos ainda: todo aquele que me confessar diante dos homens, também o Filho do Homem o confessará diante dos anjos de Deus; mas o que me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.” Lucas 12:8-9

“Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende.” Lucas 15:10

Estes trechos do Livro de Lucas confirmam que os anjos do Filho do Homem são os anjos de Deus, portanto, o Filho do Homem é o próprio Deus.

Jesus e suas afirmações com respeito ao Pai:

“Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto. Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 13:7-9

Jesus usa a expressão, no presente, “EU SOU”, semelhante ao nome com que o Deus Eterno se revelou a Moisés no Sinai:

“Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.” João 8:58

“Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros. Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.” Êxodo 3:14-15

E afirma como honrar o Pai e sobre a mesma natureza de vida do Pai e do Filho:

“a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.” João 5:23

“Porque assim como o Pai tem vida em si mesmo, também concedeu ao Filho ter vida em si mesmo.” João 5:26

A seguir vários testemunhos das Escrituras sobre a divindade de Jesus:

“No princípio, criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1

“Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” João 1:2-3

Assim João faz uma identificação entre Jesus e o Deus Criador.

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.” Colossenses 1:15-20

“porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.” Colossenses 2:9

Paulo mostra claramente sua crença na divindade de Jesus nestes trechos da carta que escreveu aos colossenses.

“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” Filipenses 2:5-11

Neste trecho da carta de Paulo aos Filipenses mostra que Jesus não usou seus privilégios divinos, sendo reconhecido como figura humana e manteve-se obediente ao Pai até a morte, sendo exaltado para que um dia todos tenham que prestar honras e louvores a Ele, e reconheçam que Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

Muitas outras passagens bíblicas mostram a afirmação da divindade de Jesus Cristo como em: Hebreus 1:8, 2 Pedro 1:1, Apocalipse 1:17-18, entre tantas outras citações acerca da divindade do Filho do Homem e para finalizar destaco um pequeno trecho da carta de João:

“Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.” 1 João 5:20

Nenhum comentário:

Postar um comentário