quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Louvor e Adoração

Temos o hábito de chamar o ministério de música como “Ministério de Louvor e Adoração”. Na verdade, raramente paramos para pensar nas diferenças complementares existentes entre Louvor e Adoração. Por essa razão esta postagem tem por objetivo mostrar a definição destes dois termos. Começaremos por Louvor:

Louvar – lit. “Barulho” – elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.
i. Heb. “halal” – 160 vezes no Antigo Testamento – fonte de “hallellujah”, que pode ser traduzido por “Louvado seja Yah” (Yah como abreviação de Yaweh – aquele que faz as coisas serem)
Referências: Esdras 3:10–11; 2 Samuel 6; Salmos

O louvor, o sacrifício de louvor, de acordo com a própria Bíblia, é o fruto dos lábios que confessam o nome de Jesus. Hebreus 13:15

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” Tiago 5:13

A música sempre teve papel importantíssimo na cultura humana. E reconheça-se, ela tem o poder de mudar o estado de espírito de uma pessoa. Isto é, uma pessoa triste pode ficar alegre cantando. Entretanto a música utilizada no louvor das igrejas deve vir do interior da alma do cristão, porque quando entoamos os hinos e cânticos que foram compostos por pessoas que viveram experiências fortes e marcantes com o Senhor, esta música deve ter, também, a função de alegrar os corações entristecidos dos presentes, mas de maneira que sirvam para conduzir a estas emoções, antes produzindo o efeito de “restaurar o altar do Senhor”, como fez Elias. 1 Reis 18:30 Porque o louvor é produto, é resultado, é conseqüência. E não fundamento, origem, pilar, base, esteio. Em Salmos vemos que os louvores têm sempre um fundamento, uma causa: “Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, (...)” Salmos 136:1

O Senhor tem feito maravilhas em sua vida? Então cante louvores. Se não, então, primeiro “restaure a casa do Senhor” Atos 15:16. E então o seu louvor será puro e verdadeiro.

Muitas vezes não damos a devida importância ao louvor, muitos desprezam os órgãos de louvores deixando de louvar a Deus, por um motivo qualquer, tendo sempre em primeiro lugar o interesse próprio. Mas vamos ver a devida importância da força do louvor a Deus. Diante da afronta do inimigo, Josafá disse: "Coloquem os cantores na frente, diante dos armados para que louvem a Majestade Santa’’.

Vamos imaginar um grande exército armado com lança, espada enfim, todo armamento disponível que existia naquela época, e na frente dos armados colocaram os cantores de Israel, e começaram a marchar e dizer: "Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre". E marchando e louvando - "Rendei graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre". 2 Crônicas 20:21 e saíram pelos vales cantando.

Ao tempo que começaram a cantar e louvar a Deus, os moabitas foram contra os povos dos montes de Seir, os dos montes de Seir contra os amonitas, e eles se mataram mutuamente. Não foi preciso Israel mexer sequer uma lança ou espada contra aqueles inimigos, eles mataram-se reciprocamente. E sabe o que Israel estava fazendo? Rendendo graças ao Senhor, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Adorar – lit. “Prostrar-se” – reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.
i. Heb. “shachac” – 170 vezes no Antigo Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; José X feixes...) É usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).
ii. Gr. “proskuneo” – pros (na direção de) + kuneo (beijar)
Referências: Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29-30; Ne 8:6; Jô 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; Jô 4:22-24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8-9.

Ser um adorador é o que Deus mais deseja que sejamos. Deus me chamou e nos chamou para sermos um adorador, Deus te fez para ser um adorador. Deus nos chamou para servi-lo, para fazer a sua obra, essa é uma das mãos pelas quais fomos formados, mas na outra mão Deus nos fez para termos comunhão com ele. E adoração nada mais é do que termos comunhão com Deus.

Quando Deus criou o homem no jardim do Éden, o criou para ter comunhão com Deus. Uma comunhão verdadeira, uma comunhão despretensiosa. A adoração começa num lugar secreto, intimo de comunhão com Deus. Sem essa disposição de estarmos na presença de Deus, não existe seminário de adoração, não existe nenhuma fórmula que se possa ensinar na vida da igreja de como é a verdadeira adoração.

Adoração não tem nenhuma fórmula para se conseguir, a não ser estar na presença do pai, no lugar secreto em íntima comunhão com Ele. Adoração é o homem em comunhão com Deus. É Deus no cair da tarde no jardim do Éden visitando o homem e a mulher que ele criou e chamando-os pelo nome. É isso que Deus deseja e essa é a verdadeira adoração a que Deus nos convida.

Precisamos ter um lugar secreto de comunhão com Deus, de intimidade. Um lugar onde ali a nossa vida é gerada, onde a nossa vida é reformada, onde a nossa vida é transformada, e curada por Deus. Onde as nossas mazelas, nossos problemas nossos pecados ficam diante do senhor no seu altar. Isso é adoração.

Começa com essa disposição de desejarmos parar o mundo, parar com a agitação, parar com que estamos fazendo, deixar as coisas passageiras e nos voltarmos para o eterno. “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18

Adoração é um convite de Deus para o eterno. Adoração é quando decidimos investir a nossa vida no eterno. E parar para ouvir a voz de Deus, isso é o eterno. Todo o resto é passageiro, tudo tem um fim. Nossa própria vida aqui nesta terra tem um fim.

“Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” João 4:23. Este texto é chave para a vida de adoração da igreja. E o primeiro princípio aqui é que Deus não procura adoração. Deus procura adoradores. Porque a adoração é um produto e adorador é uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e não o produto. O nosso enfoque deve ser no que é ser um adorador.

A adoração tem a ver com o coração. O que Deus mais quer é um coração de adorador. Um coração totalmente dele. O que Deus quer ampliar em nossa vida como adoradores: é a quem nós adoramos.

Quando Jesus responde a Satanás na tentação do deserto, Ele diz “ao Senhor teu Deus adorarás e somente a Ele darás culto”. Aqui Jesus define a quem adoramos: “só ao Senhor teu Deus”. E quando a Bíblia enfoca “só o Senhor teu Deus” ela está incluindo aqui uma trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Esse é o nosso alvo, o nosso foco. É para este foco que devemos olhar: é a Deus que nós queremos, é por Ele que somos apaixonados, é a Ele que desejamos adorar. Ele é o alvo da nossa adoração. Ele é o grande “Eu Sou”. Aquele que tem que ser entronizado.

Um ídolo é tudo o que fica entre você e Deus. Idolatria é qualquer coisa que fique entre nós e Deus. Qualquer coisa que tira do foco do “quem é digno de adoração”. Os ídolos deste mundo atualmente são mais poderosos porque eles roubam o coração, roubam a alma, roubam o espírito, estão roubando o coração de toda uma geração. Mas a nossa visão deve ser Deus. O centro de todas as coisas deve ser Deus. A nossa visão, o centro de todas as coisas deve ser a glória de Deus. Todas as outras coisas são estratégias preciosas que Deus nos dá para viver, mas temos que adorar e invocar a Deus. O Deus Pai, o Deus filho, o Deus Espírito Santo deve ser colocado à frente em tudo que nós fazemos, em tudo que nós somos.

Ele é a quem devemos adorar e isso só é galgado em nosso coração quando nós conhecemos a Deus. Não podemos entronizar Deus se não o conhecemos. O que devemos fazer é levar todo irmão, toda irmã, todo novo convertido a ter essa visão pessoal de Deus. É algo que Deus quer gerar no coração de cada um de seus filhos.

É essa visão que sustenta a vida. Quem tem uma visão de Deus de que Ele é o nosso alvo de adoração, jamais voltará a trás. Quem tem uma visão clara de Deus em seu coração, a revelação de que Ele é o centro de todas as coisas, que Ele é a razão de todas as coisas. E galgar com Ele nessa comunhão significa que pode desaparecer o mundo em baixo de nós que ficamos agarrado e sustentado na mão de Deus.

Adoração não é um fruto de estarmos no sentindo bem ou mal. É fruto de nós conhecermos a Deus.

Fonte: Compilado e Editado com Trechos de Textos de Estudos Bíblicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário